26 de June de 2019

Carros elétricos no Brasil: Realidade ou sonho?

Você sabia que hoje no Brasil já existem mais de 2 mil veículos elétricos circulando pelo país?

O carro elétrico era um veículo que há poucos anos só podia ser visto em filmes. Quem diria que veríamos rodando pelas ruas da cidade. Apesar de muito comum na Europa, esta realidade não cabe no bolso de grande parte da população brasileira, sendo muito longe de se tornar uma realidade comum, não só pelo valor, mas também pela falta de estrutura. Apesar dos esforços por parte do governo em viabilizar, ainda não surtiu efeito.

A taxação de impostos de um carro híbrido ou movido a eletricidade é mais alta do que comparada a um carro movido a gasolina. Esta política do governo deveria investir exatamente na inversão deste cálculo. Os benefícios da compra de um veículo de energia limpa só aparecem para o consumidor quando o carro chega às concessionárias. Um cliente que está em busca de um veículo elétrico recebe uma bonificação de 25% no valor do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Como até o momento os veículos são importados, o governo que decide qual o benefício de IPI vai conceder para a marca e modelo.

Você sabe como funciona um carro elétrico?

É movido basicamente por eletricidade. Existem vários modelos e nem todos eles têm o mesmo funcionamento. Alguns são movidos pela bateria, alguns contam com tanque reserva de gasolina para recarregar a bateria por alguns quilômetros para dar mais autonomia, mas em sua maioria, todos os carros contam com o selo de emissão zero de poluentes. Nos modelos mais populares de carro elétrico as baterias são similares as utilizadas em celulares (íon-lítio). Elas chegam a pesar 200kg para poder armazenar a energia necessária para rodar cerca de 100 km com um tanque do combustível. A vida útil delas é de aproximadamente 100 mil quilômetros.

A peça que controla a velocidade do veículo chama-se Módulo de Controle. Por ela passa a energia que vem da bateria e gerencia a aceleração do carro. Potente e sem barulhos, o motor elétrico é a vida do carro, já que transforma a energia que vem da bateria em movimento. Estes veículos só têm uma marcha e mais a ré. À medida que se acelera o carro, a força gerada pela energia aumenta a velocidade, por isso são retiradas as embreagens. Ou seja, a força que movimenta o carro é proporcional a energia gerada pelo motor. Isto simplifica o processo de direção.

Outro sistema inovador que aproveita o calor gasto para a frenagem para produzir energia. Ou seja, cerca de 90% do calor gerado pelos freios volta para a bateria, reabastecendo o sistema de energia elétrica.
Atualmente, existem pouco mais de duas mil amostras dessa nova tecnologia circulando pelas cidades, o que mostra o quanto o mercado brasileiro ainda está fora desta nova proposta veicular.

As oportunidades para expandir os negócios por aqui são grandes, já que o brasileiro é adepto à novas tecnologias e gosta de consumir os produtos importados. Mas dois pontos são fundamentais para a demora na popularização dos carros elétricos: o preço e a falta de suporte para o funcionamento.

Os carros elétricos precisam ser abastecidos em tomadas com voltagem de 240 volts. Em uma tomada residencial o abastecimento de um tanque pode demorar até 12 horas. Nos postos ou tomadas empresariais pode demorar 8 horas. Mas nos postos rápidos espalhados pelas ruas, a recarga da bateria pode chegar a 30 minutos.
BMW e Volvo já instalaram alguns pontos de recarga em cidades grandes e ao longo de estradas. É possível ir do Rio de Janeiro a São Paulo carregando seu elétrico em postos de combustível pela rodovia Dutra.
A autonomia do carro pode variar de cerca de 100 km a 500km e a economia é muito significativa. Um carro elétrico tem um rendimento médio de 11 quilômetros por KWh, e o custo de 1KWh é de aproximadamente R$ 0,29. 

Quanto custa um carro elétrico?

BMW i3 – R$ 159.950,00
É o único modelo vendido no Brasil que é totalmente elétrico. Ele conta com um motor elétrico e outro a gasolina que funciona como um gerador quando o nível de bateria se aproximada da reserva.

Toyota Prius – R$ 123.950,00
Este veículo tem um motor a gasolina 1.80 com 98cv de potência e um motor elétrico com 72cv. Os motores trabalham de forma paralela e somam uma potência de 123cv. Este á o carro mais econômico no Brasil hoje.

Ford Fusion Hybrid – R$ 149.900,00
Conta com os dois motores: um a gasolina com 143cv e outro elétrico com 88KW. Juntos os motores geram uma potência de 190cv. O motor elétrico pode chegar a uma velocidade de 100km/h quando estiver funcionando de forma independente.
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