Blog Mobility todas
BLOG232432432423432423423432423432432432432432432 Roteiros Dinamarca

18 de julho de 2018

Roteiro | Suécia e Noruega

Esta viagem com um carro alugado começa e termina em Estocolmo, mas, entre o seu primeiro e o último dia, você conhecerá algumas das paisagens mais espetaculares do planeta, além, é claro de curtir o primeiríssimo mundo das cidades suecas e norueguesas. Vale a pena viajar na primavera ou no verão, quando os termômetros estão mais generosos e todas as estradas abertas. É uma viagem longa, mas especial em cada quilômetro – seja no interior da Suécia, seja num fiorde da Noruega.

Esta viagem com um carro alugado começa e termina em Estocolmo, mas, entre o seu primeiro e o último dia, você conhecerá algumas das paisagens mais espetaculares do planeta, além, é claro de curtir o primeiríssimo mundo das cidades suecas e norueguesas. Vale a pena viajar na primavera ou no verão, quando os termômetros estão mais generosos e todas as estradas abertas. É uma viagem longa, mas especial em cada quilômetro – seja no interior da Suécia, seja num fiorde da Noruega.

Dia 1 Estocolmo – 10 km
Aluguel de carro Estocolmo - 10 km
Até alguns anos atrás, os suecos gostavam de dizer que Estocolmo é a Veneza do Norte. Mas o título caiu em desuso, pois a cidade tem brilho próprio e dispensa comparações. Erguida sobre 14 ilhas entre o Lago Mälarem e o Mar Báltico, numa região de nada menos que 24 mil ilhas, a capital da Suécia é uma cidade cheia de verde, palácios suntuosos, pontes sem fim e barcos no horizonte. Navegar, aliás, é uma grande pedida na cidade 

De barco em Estocolmo
Estique a sua viagem e reserve um dia para passear de barco pelas ilhas de Estocolmo. Os passeios podem sair da Strandvagen ou da Stromkajen, em frente ao Grand Hotel. Deste último, sai um dos tours mais populares da região: o que vai para Ilha de Vaxholm em barcos a vapor do começo do século 20. O bufê a bordo do barco inclui delícias suecas como os embutidos e os peixes defumados.

. Também é uma capital excelente para longas caminhadas. A melhor delas é a descida da Rua Drottninggatan desde o observatório, no norte, até a Gamla Stan (Cidade Velha) no sul. Trata-se de uma rua de pedestres, cheia de lojas, antiquários, bons restaurantes e uma mistura dos tipos que vivem na capital sueca. O passeio deve se alongar pela Cidade Velha, com resquícios da época da fundação de Estocolmo (1252) e o imenso Stadshuset, prédio que mistura prefeitura, galeria, restaurante e salões suntuosos – num deles, o Salão Azul, acontece anualmente a entrega do Prêmio Nobel. No mesmo bairro, são imperdíveis a Storkerkam (Catedral Gótica), do século 15, e o Palácio Real Kumgliga Slottet, construção barroca do século 18 com mais de 600 cômodos. Fora a Gamla Stan, Estocolmo tem outros bairros interessantíssimos, como o moderníssimo Norrmalm e o Djurgardem, o bairro de lazer, onde se encontram vários bares, restaurantes e museus como o Vasa

Museu Vasa
O museu mais visitado da Suécia é o Vasa, instalado no barco de mesmo nome que afundou no século 17. O desastre do Vasa não teve nada de heróico: ele simplesmente afundou no porto de Estocolmo no dia do seu lançamento, levando para o fundo do Báltico suas 10 velas, 64 canhões, três mastros e o orgulho da armada real. O Vasa foi resgatado em 1961 e hoje seus sete andares têm exposições curiosíssimas, maquetes e recursos multimídia. Agora, sim, ele é orgulho dos suecos.

, o mais popular do país.

Dia 2 Örebro / Karstad – 300 km
Aluguel de carro Örebro / Karstad - 300 km
Alugue um carro e siga para o interior da Suécia, deixando o Báltico para trás. Vá primeiro na direção sul e depois para o oeste. O primeiro destino é Örebro e, para chegar nessa cidade, você dirigirá por um encantado caminho de lagos, florestas e montanhas. A cidade é famosa peloÖrebro Slott (Castelo de Örebro), construído no século 13 sobre o Rio Svartån. Depois, siga explorando o interior da Suécia (fique atento para as fazendas-restaurantes no meio do caminho, que servem ótimas refeições de inspiração finlandesa, antiga colonização local) até chegar à cidade de Karlstad. Situada no meio do caminho entre Estocolmo e Oslo, fica à beira do Lago Vänern, maior lago de água doce da Europa fora da Rússia. Nele, são realizados passeios de barco e, no verão, suecos corajosos nadam em suas águas. Se você tiver tempo, pode viajar mais 250 quilômetros ao sul e conhecer Gotemburgo 

Gotemburgo
O porto mais importante da Suécia fica em Gotemburgo, no Mar do Norte. Segunda maior cidade do país, com meio milhão de habitantes e muitos estaleiros, Gotemburgo tem comércio intenso e interessante (sobretudo na rua Avemen e no Kronhusbordana), e consegue ser uma cidade ao mesmo tempo provinciana e moderna. O passado viking é apresentado em bons museus. Ao sul de Gotemburgo, a chamada Riveira Sueca é a região de praias mais badalada do país.

, segunda maior cidade sueca.

Dia 3 e 4 Karlstad / Oslo – 230 km
Aluguel de carro Karlstad / Oslo - 230 km
Uma rota de vilarejos coloridos cercados por verdes montanhas liga a cidade de Karlstad, na Suécia, à capital da Noruega, Oslo. Fundada em 1048 pelo rei Harald, que viu na região um forte potencial para o comércio marítimo, Oslo viveu um intenso período de invasões e turbulências religiosas durante a Idade Média e o Renascimento. Em 1624, um grande incêndio destruiu a cidade e ela mudou de lugar. Isso mesmo: a antiga Oslo, hoje chamada Gamlebyen, é atração turística e histórica; a “nova” Oslo fica entre o Fjord Oslo e as montanhas. Cidade muito verde, com padrão de vida nas alturas e preços idem 

Preços na Noruega
Para se manter no topo do ranking de Desenvolvimento Humano da ONU, a Noruega paga um preço alto – e o turista também. Para os noruegueses, pesam os impostos e custo de vida; para o visitante, as taxas, ingressos e o preço da alimentação. Paga-se para andar nas estradas, estacionar, entrar nas igrejas… Mas, com um pouco de planejamento, você pode economizar. As refeições, por exemplo, podem ser feitas em piqueniques nos parques – basta ir ao supermercado e comprar ingredientes saborosos como os peixes defumados e queijos locais. O café da manhã pode ser apreciado nas padarias, já que muitos hotéis não o incluem. Por fim, viajar de motorhome alugada pode ser uma boa para economizar em hospedagem.

 

 

, Oslo tem excelentes museus de arte (como a Galeria Nacional, com obras do maior artista nacional, Edward Munch) e de história, como o Vikingskiphuset (Museu do Barco Viking) – nele, três esplendidas embarcações vikings, dos séculos 8 a 10, mostram um pouco dos costumes dessa civilização e sua incrível habilidade marítima. O Parque Vigeland, com mais de 200 esculturas de Gustav Vigeland, é parada obrigatória – tanto para ver as obras como para observar os noruegueses. Também não deve passar em branco a Fortaleza e o Castelo de Akershus, do século 14, onde ficava a antiga Oslo. Reformado no século 17, o palácio tem espaços suntuosos, usados até hoje em ocasiões especiais pela família real norueguesa. A vida noturna se concentra na Karl Johans Gate, rua dos bares, restaurantes e lojas da capital.

Dia 5 Kemijärvi / Sodankylä – 110 km
Aluguel de carro Kemijärvi / Sodankylä - 110 km
Saia bem cedo para curtir uma das paisagens mais belas da Europa: o caminho que vai da capital norueguesa à cidade de Bergen, repleto de geleiras milenares e fiordes fantásticos. Bergen é mais deslumbrante que qualquer cartão-postal: suas casas coloridas espremem-se à beira dos recortes do mar e a luz constante do verão deixa tudo reluzente (nessa época do ano, os dias são muito longos e a noite nunca é totalmente escura). É de Bergen que partem os famosos tours pelos fiordes noruegueses, em passeios que podem durar dias. Aproveite para explorar o centro histórico da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico Mundial.

Dia 6 e 7 Bergen / Alesund – 400 km
Aluguel de carro Bergen / Alesund - 400 km
Se a beleza de Bergen parecia impossível de ser superada, prepare-se para ficar sem fôlego emAlesund. Você já começará a sentir o coração bater mais forte na estrada, quando cruzar o caminho recortadíssimo entre as duas cidades, passando por dezenas de fiordes – vários trechos do caminho são cruzados por balsas. Existem muitos caminhos ligando as duas cidades, mas a rota E39, que passa pela cidade de Volda e segue praticamente pela costa do Oceano Atlântico o tempo todo, é deslumbrante. Em plena região dos fiordes, Alesund é uma cidade pesqueira, pequena, com casas espremidas entre a montanha e o mar e fiordes sem fim. Mas difere de Bergen pelo passado trágico: em 1904, um incêndio acabou com praticamente toda a cidade. A reconstrução aconteceu rapidamente, e todas as casas foram feitas em estilo art-nouveau, o que deu um charme todo particular à Alesund. Por ser uma viagem longa – nem tanto em distância, mas com muitos deslocamentos -, vale a pena curtir mais um dia em Alesund, passear de barco pelos profundos fiordes do oeste (alguns com mais de 100 quilômetros de extensão!) e seguir viagem depois.

Dia 8 Alesund / Trondheim – 290 km
Aluguel de carro Alesund / Trondheim - 290 km
A rota E39 é novamente a mais indicada para seguir viagem. Dessa vez, o destino é Trondheim, terceira maior cidade do país e porta para o norte ártico 

O norte da Noruega
Uma das regiões mais fascinantes da Europa fica ao norte de Trondheim, onde começa a parte ártica da Noruega. Florestas milenares, geleiras, fiordes e culturas antiquíssimas sobrevivem no frio polar da região. O arquipélago de Lofoten, no Mar de Barents, acima do Círculo Polar, é um dos pedaços mais especiais: trata-se de um dos últimos redutos da pesca tradicional do bacalhau. No norte da Noruega também é possível avistar espetáculos da natureza como a aurora boreal, que acontece de outubro a março, e o sol da meia-noite, quando não escurece por alguns dias no verão. Viajar para o norte da Noruega, no entanto, exige um bom planejamento prévio: muitas estradas fecham em épocas do ano por causa da instabilidade do tempo.

. Trondheim foi fundada nos anos 900 e está cheia de resquícios medievais. Antigo centro de peregrinação, a cidade tem na Catedral de Nidarossua principal atração: nessa construção do século 10 está enterrado o corpo do Rei Olav, considerado santo pelos nórdicos. Entre os museus da cidade, vale a pena conhecer o Ringve, museu de história da música.

Dia 9 Trondheim / Uppsala / Estocolmo – 760 km
Aluguel de carro Trondheim / Uppsala / Estocolmo - 760 km
Um caminho de altas montanhas e excelentes estações de inverno fica entre a Noruega e a Suécia. A rota é a E14, que passa pela fronteira entre os dois países. A viagem é longa, mas as paradas em cidades cênicas compensam: já na Suécia, faça um intervalo na cidade de Östersundem, capital da Jämtland Härjedalen, a mais famosa região de esqui do país e local de excelente culinária. Faça outra parada em Uppsala, charmosa cidade universitária com muitos resquícios medievais. Depois, encerre essa viagem inesquecível em Estocolmo, de preferência num bar ou restaurante com vista para o Báltico.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!
Deixe um comentário: