Blog Mobility todas
BLOG232432432423432423423432423432432432432432432 Roteiros Chile

12 de julho de 2018

Roteiro | Chile: O Atacama

Este roteiro passa pelos cenários espetaculares do Altiplano e do Deserto do Atacama. Alugue um carro e aproveite uma daquelas viagens em que você precisa esfregar os olhos de vez em quando para acreditar no que está vendo. Seja qual for sua escolha, o Chile definitivamente vai morar no seu coração depois dessa visita. Desejamos a você uma ótima viagem ao mundo Self Drive Chile.

Este roteiro passa pelos cenários espetaculares do Altiplano e do Deserto do Atacama. Alugue um carro e aproveite uma daquelas viagens em que você precisa esfregar os olhos de vez em quando para acreditar no que está vendo. Seja qual for sua escolha, o Chile definitivamente vai morar no seu coração depois dessa visita. Desejamos a você uma ótima viagem ao mundo Self Drive Chile.

Dia 1 Arica – 20km
Aluguel de carro Arica - 20km
Antes de chegar ao norte do Chile e conhecer algumas das mais belas paisagens do planeta, faça uma escala em Santiago e pegue o avião para Arica, perto da divisa com o Peru. Dependendo do horário de chegada, vale a pena pernoitar em Arica e aproveitar o dia seguinte para conhecer as praias da cidade, especialmente as situadas mais ao sul, chamadas La Lisera, Playa Brava e El Laucho. Você pode também programar uma visita ao Parque Nacional Lauca 

Parque Nacional Lauca
O Parque Nacional Lauca, um dos mais altos do mundo, reúne praticamente todas as espécies de flora e fauna que se encontram no altiplano (acima dos 3 800 metros). Nesse parque, declarado Reserva Mundial da Biosfera, vivem animais selvagens e domesticados, como os camelos americanos, lhamas, pumas, alpacas e centenas de espécies de pássaros. Aqui também é possível ver parte da cultura indígena da região.

, o mais acessível na região do altiplano chileno, distante 200 quilômetros de Arica. No primeiro dia na região, fique atento com a puna

A puna
Puna é como os chilenos chamam o Mal da Montanha, nome dado aos sintomas que acometem pessoas que sobem rapidamente acima de 2 500 metros. No caso do altiplano, a puna pega quase todo mundo, pois estamos falando de altitudes que passam dos 4 000 metros de altitude, onde o oxigênio é ainda mais escasso. A pessoa pode sentir dores de cabeça, ter enjôo, insônia e vômitos. À noite, durante o sono, é normal acordar sentindo falta de ar. O mal-estar, que passa nos primeiros dias, pode ser evitado se você se aclimatar aos poucos, procurar andar sempre devagar, respirar com ritmo frequente, beber muita água e dormir bem à noite. Outra dica: carregue barras de cereal, frutas secas, nozes ou chocolate para fazer pequenos lanches ao longo do dia.

.

Dia 2 Arica / Putre / Salar Surire 150 km *
Aluguel de carro Arica / Putre / Salar Surire 150 km * 
Levante cedo e siga para Putre, a nordeste de Arica, para aproveitar o dia. E será um grande dia! Comece conhecendo o povoado de Putre, com cara de Velho Oeste e tem como atração, entre outras coisas, a Iglesia de Parinacota, erguida em 1670 e decorada com curiosos murais. O vilarejo tem o nome do vulcão de 6 342 metros que avizinha a região. Depois, siga para conhecer os vulcões Tarapacá e Ancoma, que formam um maciço de montanhas com mais de 5 000 metros de altura. Se você optou por um alugar um veículo 4 x 4 no Atacama, vai poder subir a Rota A3 em torno do vulcão Tarapacá. Ou você pode fazer o passeio contratando uma das agências locais. Reserve também um tempo para um passeio completamente diferente – uma visita ao Salar Surire, declarado Patrimônio Nacional em 1983 e com uma superfície de 11 mil hectares. Trata-se de uma paisagem majestosa: o branco do sal contrasta com o azul das lagoas. No salar, a mais de 4 000 metros de alturas, vivem três das seis espécies de flamingos existentes no mundo. A diferença de cores vai render fotos, fotos e mais fotos!

Dia 3 Putre / Iquique – 440 km
Aluguel de carro Putre / Iquique - 440 km
Agora é hora de descer em direção ao sul, parando em Iquique. Cidade de muita história, viveu picos de riqueza e pobreza por conta de ciclos de mineração. Primeiro veio a exploração da prata; depois, a do sal – estima-se que entre o século 19 e começo do século 20 o Chile abastecia 65% das necessidades mundiais do mineral. Ainda restam minas, como em Copiapó, no sul do Atacama, cidade que ficou famosa pelo resgate de mineiros em 2010. Em Iquique, tudo foi transformado em um museu a céu aberto que merece ser visitado. Repare nas construções da Calle Manuel Baquedano, na clássica fachada do Teatro Municipal e no Palacio Astoreca. Quem estiver a fim de compras vai se esbaldar: a cidade tem uma Zona Franca. Se você tiver pique, visite, à noite, o Casino de Iquique.

Dia 4 Iquique / San Pedro – 50km
Aluguel de carro Iquique / San Pedro - 50km
San Pedro de Atacama, seu destino para o dia de hoje, sempre foi Meca de mochileiros do mundo inteiro. Hoje, é o maior destino turístico do norte do país 

San Pedro e o turismo
Até muito pouco tempo atrás, San Pedro de Atacama era apenas um vilarejo de 900 e poucos habitantes conhecido apenas entre os chilenos e entre mochileiros estrangeiros bem descolados. Durante a década de 90, San Pedro se abriu no bom sentido para o turismo e ganhou várias opções de hospedagem. Entre elas está o Explora (veja em www.explora.com) , hotel que mistura (muito) luxo com ecoturismo de primeira, inclusive com piqueniques regados a bons vinhos no meio dos passeios. Apesar do crescimento para o turismo, San Pedro permanece pequena e com ares de século passado, mas sempre cheia de turistas. Por isso, é bom reservar seu quarto de hotel antes de chegar no Chile. Conheça as opções em www.sanpedroatacama.com

. A viagem para chegar na cidade já é um indicativo do que vem pela frente: a paisagem é simplesmente fascinante! A máquina fotográfica não vai parar de trabalhar na aridez do deserto do Atacama. San Pedro surge como um oásis. Aproveite para, ao chegar na cidade, fazer uma caminhada e sentir o clima. A sugestão é um passeio “light”, como conhecer as escavações arqueológicas nas proximidades de San Pedro e o Museo Arqueológico. À noite, você pode aproveitar a agitada e jovem badalação da cidade (que, curiosamente, acaba cedo) ou simplesmente olhar para o céu: nada no mundo se comparar ao claríssimo céu do deserto. Dá até torcicolo.

Dia 5 San Pedr de Atacama – 60km
Aluguel de carro San Pedr de Atacama - 60km
Vale a pena acordar bem cedo para um dia repleto de passeios fantásticos. Escolha entre conhecer o Salar de Atacam

Salar do Atacama
São 80 quilômetros de comprimento por quarenta de largura de puro sal. Assim é o Salar do Atacama, a 38 quilômetros de San Pedro, uma das paisagens mais impressionantes da Terra. Nas proximidades, montanhas de 5 e 6 000 metros de altura, entre elas os vulcões Licancabur eLascar, tornam a paisagem ainda mais singular. É como se você estivesse em outro planeta, com o sal formando montículos brancos e a ausência de umidade provocando miragens.

, a maior salina do Chile, ou visitar as coloridas Lagunas Altiplânicas, a 4000 metros de altitude, numa viagem de 90 quilômetros a partir de San Pedro. Se você tem disposição para acordar ainda mais cedo, levante às 4h30 e saia para observar os Geisers del Tatio. Eles ficam no planalto, a 95 km de San Pedro e a 4.300 metros de altitude. Chegar cedo é preciso pois a fria temperatura da manhã faz com que os jatos de vapor saiam com mais intensidade. Depois, escolha o restante do itinerário do dia como sugerido acima. Vale a pena ir, no final do tarde, ao Valle de La Luna, assim chamado por sua semelhança com a superfície lunar. Mas é preciso fôlego para esse passeio pertinho da cidade, pois os carros só podem chegar até determinados pontos. A vista do pôr-do-sol no vale é de tirar o fôlego.

Dia 6 San Pedro / Antofagasta / Santiago
Aluguel de carro San Pedro / Antofagasta / Santiago
Hora de começar o caminho de volta. O trajeto inclui a cidade de Antofagasta, boa para uma pausa antes de chegar a Santiago. Antofagasta é um dos mais importantes portos do norte do Chile e também a capital da Segunda Região. Vale a pena fazer compras por lá e observar a paisagem singular de imensos penhascos à beira do Pacífico. Se der tempo também, curta um pouco a capital chilena, antes de voltar ao Brasil. De preferência, acompanhado de um vinho local, para celebrar os contrastes da paisagem chilena que acabou de conhecer.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!
Deixe um comentário: