27 setembro 2020

Roteiro | Brasil: Rota dos coqueiros e dunas

Até pouco tempo, fazer uma viagem de carro pelas praias do Nordeste, do Ceará a Alagoas, era coisa apenas de aventureiro. Estradas ruins, pouca infraestrutura e insegurança tornavam o caminho um desafio para poucos. Pois a melhora da região, em vários aspectos – viário, da rede hoteleira e dos serviços em geral -, tornou a viagem de carro pelo Nordeste um sonho plausível e extremamente agradável.

Dia 1: Fortaleza / Mossoró / São Miguel do Gostoso – 525 km
Aluguel de carro Fortaleza / Mossoró / São Miguel do Gostoso – 525 km

Deixando para trás Fortaleza, você pode optar por fazer paradas estratégicas em Aquiraz (onde fica o parque aquático Beach Park) ou na praia de Canoa Quebrada, as duas maiores atrações do litoral do leste cearense. Seguindo na estrada na direção leste, passando por Mossoró, você chegará a uma das regiões mais intocadas do litoral brasileiro: as vilas de São Miguel do Gostoso e Touros. São várias prainhas pacatas, de cores intensas – no verde do mar e no branco das dunas -, com algumas pousadas de charme, muito vento e pouco (ou nenhum) sinal de celular.

Dia 2: São Miguel do Gostoso / Touros – 26 km
Aluguel de carro São Miguel do Gostoso / Touros – 26 km

Touros, um pouco mais adiante de São Miguel do Gostoso, tem mais estrutura – e é conhecida por ser a região onde o mar, literalmente, faz a curva. Ou, em outras palavras, onde o litoral brasileiro deixa de seguir na direção oeste-leste para a norte-sul. Um belo farol e um marco histórico do século 16 estão entre os pontos mais conhecidos da cidade. Mas é claro que o negócio aqui é praia. Vale a pena fazer o passeio de barco até Perobas, região de piscinas naturais repleta de corais.

Dia 3: Touros / Maracajaú / Natal / Pipa – 180 km
Aluguel de carro Touros / Maracajaú / Natal / Pipa – 180 km

Longas extensões de dunas e salares fazem do litoral norte potiguar uma paisagem diferente de outras praias do Nordeste. A região é rica em piscinas naturais, perfeitas para mergulho. Em Maracajaú, as piscinas ficam a cerca de 7km da praia e há barcos, lanchas e jangadas para chegar ate lá com conforto.

Passagem por Natal
Natal é uma cidade que merece alguns dias de visita. Mas, caso você já a conheça e esteja apenas de passagem para prosseguir no seu roteiro de carro pelo Nordeste, faça uma parada estratégica para uma refeição no     Mangai  (Lagoa Nova). O restaurante, sempre cheio, tem o melhor bufê de comida nordestina do país – são mais de 100 receitas.

Dia 4: Praia da Pipa
Aluguel de carro Praia da Pipa

Um colorido comércio em ruas com chão de areia e pedras dá um charme cosmopolita à Praia da Pipa. Mas é claro que o grande atrativo é a natureza: as praias de águas translúcidas, diariamente visitadas por golfinhos, são cercadas por enormes falésias rosadas. A Praia do Amor, com seu formato de coração, é a mais famosa da vila. Ela até que é bem movimentada, mas é possível encontrar cantos tranquilos sob os coqueiros.

Dia 5: Pipa / Baía da Traição / João Pessoa – 215 km
Aluguel de carro Pipa / Baía da Traição / João Pessoa – 215 km

Entre Natal e João Pessoa, as falésias de vários tons (entre o laranja e o cor de rosa) e a Mata Atlântica cercam as praias – numa combinação que chega até a divisa com Pernambuco.

João Pessoa é uma capital surpreendente. Muito mais tranquila que as metrópoles vizinhas famosas, como Recife e Natal, a capital dos paraibanos é uma das mais verdes do país e conta com um belíssimo litoral. Para ficar na cidade, a praia de Tambaú tem um ótimo calçadão, com bons quiosques, e dela saem passeios para as piscinas naturais de Picãozinho.

Dia 6 João Pessoa / Tambaba / Olinda / Recife – 150 km
Aluguel de carro João Pessoa / Tambaba / Olinda / Recife – 150 km

O trecho curto entre as capitais paraibana e pernambucana precisa ser feito sem pressa alguma. Logo no começo, a parada é na região de Tambaba.

Nudez em Tambaba
A praia de Tambaba, a 40 km ao sul de João Pessoa, é a mais famosa dedicada ao nudismo no país. Mas não é exclusiva de quem vai sem roupa: a maior parte de suas águas translúcidas, fechadas por falésias em tom avermelhado, está aberta a qualquer cidadão vestido e é uma belíssima praia.

Olinda, vizinha à capital Recife, é um primor. Cidade histórica, repleta de construções barrocas e sobrados coloniais, ela não é exatamente um lugar para curtir praia. Mas o visual que se tem de suas ladeiras, misturando construções, mata nativa e mar, é único.

Recife, a capital, também virou referência gastronômica – e há opções bem variadas, de cozinha tradicional do sertão (no Entre Amigos), cozinha clássica (Leite) à fusion (caso dos premiados É e Mingus). Com história rica, que inclui uma sempre lembrada passagem dos holandeses no século 17, Recife tem belos monumentos, fortes e igrejas. Para não dizer que não falamos de praia, a mais famosa de Recife é a de Boa Viagem, uma enorme extensão de águas rasas e piscinas naturais.

Dia 7: Recife / Carneiros / São Miguel dos Milagres – 182 km
Aluguel de carro Recife / Carneiros / São Miguel dos Milagres – 182 km

Ao deixar Recife, você inevitavelmente passará por Porto de Galinhas, com seu charmoso e cada vez maior vilarejo, e pelos resorts que dominam a região. Para curtir uma praia mais sossegada, avance um pouco mais até Carneiros.

Praia de Carneiros
Uma igrejinha antiga e singela dá um toque diferente a essa enseada tranquila, fechada por coqueiros. Carneiros já tem barracas e alguma estrutura, mas está longe de ser agitada como as praias de Porto de Galinhas ou Santo Agostinho.

Praia de Patacho
O cenário de quilômetros de coqueirais protege essa praia, um paraíso com enormes piscinas naturais. Na maré baixa, o mar dá pé até você se cansar. Na maré alta, é possível atingir as piscinas de barco. Não há barracas, por isso é bom levar sua própria água e demais acessórios para um dia de sonho.

Dia 8: São Miguel dos Milagres / Barra de Santo Antônio / Maceió – 110 km
Aluguel de carro São Miguel dos Milagres / Barra de Santo Antônio / Maceió – 110 km

O final deste roteiro de carro pelas praias do Nordeste não poderia terminar em cenário mais propício: a Costa dos Corais. Antes de chegar na capital Maceió, faça uma parada em Barra de Santo Antônio, seja para ver as falésias da Praia do Carro Quebrado, seja para visitar a Praia do Morro.

Em Maceió, aproveite para conhecer um dos melhores restaurantes peruanos do Brasil, o Wanchako, especializado em ceviches. É uma despedida honrosa para uma viagem pra lá de especial.

Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem: www.mobility.com.br