27 setembro 2020

Roteiro | Brasil: Rota do rústico-chique

Trechos pouco explorados do litoral brasileiro ligam o Rio de Janeiro à Costa do Descobrimento, como é conhecido a região do litoral sul da Bahia. Esta viagem de carro entre o Rio de Janeiro e Trancoso contempla paisagens singulares.

Dia 1: Rio de Janeiro / Búzios – 270 km
Aluguel de carro Rio de Janeiro / Búzios – 270 km

Pegue o caminho da Região dos Lagos e siga para Búzios. O caminho mais cênico é o que usa a RJ-106, saindo da ponte Rio-Niterói com destino a Maricá. Atenção: há vários trechos com curvas perigosas e pouco acostamento. A cidade é uma das favoritas dos surfistas brasileiros. De Saquarema a Búzios, a estrada margeia a Lagoa de Araruama, com praias tranquilas e boas para prática de esportes náuticos.

As praias de Búzios
Armação de Búzios mistura Mata Atlântica nativa, costões de pedra e mar gelado e verdinho. Há praias quase desertas, como aquelas alcançadas por trilhas (como a Olho-de-Boi) e outras onde o principal é ver e ser visto, como a praias de Geribá e Ferradura.

A avenida principal (que se chama José Bento Ribeiro Dantas) dá acesso a todas as praias e, consequentemente, é o caminho mais fácil para encontrar sua pousada. No trecho mais conhecido desta mesma avenida, apelidado de Rua das Pedras, carros não circulam: o negócio é andar e curtir o clima charmoso das calçadas, das vitrines dos ateliês e das mesas dos bares.

Dia 2: Búzios / Guarapari – 400 km
Aluguel de carro Búzios / Guarapari – 400 km

O maior pólo da região do norte fluminense é Campos, que pode merecer uma parada. Antes de chegar em Guarapari, conheça Anchieta, cidade que mistura praias, vilarejos de pescadores, aldeias indígenas e atrações históricas, como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a casa do jesuíta José de Anchieta (1534-1597), ambas do século 16.

O mar em verde clarinho e a mistura de clima familiar com baladas atrai diferentes visitantes. Para quem gosta de comer bem, a pedida é procurar os restaurantes da Praia de Meaípe – a moqueca capixaba, patrimônio da cozinha brasileira, tem sua capital aqui. Quem quer badalação deve ir para a Praia da Bacutia ou para Setiba Pina, esta última boa para prática de esportes.

Dia 3: Guarapari / Vitória – 57 km
Aluguel de carro Guarapari / Vitória – 57 km

Existem duas rotas que ligam à capital capixaba. A mais bonita é que da Rodovia do Sol (ES-060), que passa pelas praias de Ponta da Fruta e Barra do Jucu antes de chegar em Vila Velha e, por fim, em Vitória. Para descansar, procure as praias da Ilha do Boi – são duas, batizadas de Esquerda (ou Grande) e Direita. Em ambas, você encontrará muita gente jovem e bonita circulando pela orla ou praticando esportes.

Dia 4: Vitória / Itaúnas (via Serra e Linhares) – 265 km
Aluguel de carro Vitória / Itaúnas (via Serra e Linhares) – 265 km

Depois de passar pelo litoral nos arredores da capital, vale a pena dar uma olhada na cidade de Serra (cidade montanhosa) e Linhares que é famosa pela Mata Atlântica abundante e pela variedade de praias – de rio e de mar. Já Itaúnas, a última cidade capixaba do roteiro, tem outro cenário: as dunas junto às praias são um aperitivo do litoral nordestino que começa logo acima.

Dia 5: Itaúnas / Cumuruxatiba (via Prado) – 250 km
Aluguel de carro Itaúnas / Cumuruxatiba (via Prado) – 250 km

Dirija pela BR101 até Teixeira de Freitas e, de lá, até Prado. A estrada mais bonita, aquela que não pode ser atravessada em época de chuva, chega a Cumuruxatiba passando pelo alto das falésias, margeando o oceano. Mas, caso não dê para seguir por esse caminho, a outra rota é a BA-489, em asfalto e terra. Cumuruxatiba tem piscinas naturais, falésias coloridas, coqueiros e pousadas bem reclusas e chiques.

Dia 6: Cumuruxatiba / Caraíva – 200 km
Aluguel de carro Cumuruxatiba / Caraíva – 200 km

Para chegar até Caraíva, o mais seguro é recuar até a BR-101 e sair no distrito de Monte Pascoal até Nova Caraíva. Há um caminho pela praia entre Corumbau e Caraíva, mas só jipeiros experientes se arriscam nas travessias dos rios do caminho. Em Caraíva, os carros não entram e a bagagem é levada de barco e carroças pelo rio que dá acesso à vila.

Dia 7-8: Caraíva / Trancoso – 40 km
Aluguel de carro Caraíva / Trancoso – 40 km

Entre os vilarejos de Caraíva e Trancoso fica a Praia do Espelho, entre uma pequena vila e o condomínio Outeiro das Brisas com águas em tom verde, que refletem o céu.

Trancoso é composta por um vilarejo no alto de uma falésia e por belas praias trilha abaixo. No alto, no vilarejo, fica o Quadrado, como é chamada a imensa praça na qual ficam uma singela igreja do final do século 16 e casinhas construídas pouco tempo depois. Até os anos 1970, ali só moravam pescadores, praticamente isolados por séculos. Hoje, as casas abrigam grifes caríssimas e produtos criados ali mesmo, além de restaurantes conhecidos até fora do Brasil.

Dia 9 Trancoso / Santo André (via Arraial d’Ajuda e Porto Seguro) – 55 km
Aluguel de carro Trancoso / Santo André (via Arraial d’Ajuda e Porto Seguro) – 55 km

De Trancoso a Santo André, você sai de uma ponta charmosa a outra, cruzando pelo Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda
Pousadas deliciosas, praias paradisíacas cercadas por falésias, ótimos restaurantes, bares e lojas… O vilarejo de Arraial d Ajuda sempre competiu com Trancoso como ponto mais charmoso da Costa do Descobrimento. O que tem a seu favor acabou sendo também seu ponto mais fraco: a proximidade com Porto Seguro, o que faz com que Arraial receba mais gente que Trancoso. Das praias, a da Pitinga e a de Taípe são as mais preservadas.

Dia 10 Santo André / Porto Seguro – 27 km
Aluguel de carro Santo André / Porto Seguro – 27 km

O roteiro de carro entre Rio e Bahia pode ser encerrado no centro da Costa do Descobrimento, a cidade de Porto Seguro. Vítima de um turismo predatório nos anos 1990, que lotou a orla de barracas com som alto e grupos de jovens formandos, a cidade aos poucos tenta recuperar seu valor histórico e cultural. Se as praias, apesar de belas, podem não ser atraentes por causa da muvuca, ainda assim a cidade vale a pena. Basta visitar a Cidade Alta, onde ficam construções como três igrejas erguidas por jesuítas, museu e o Marco da Posse, de 1503. A vista da orla a partir da Cidade Alta impressiona.

Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem: www.mobility.com.br