24 setembro 2020

Roteiro | México Colonial

Nada de praias e pouca arqueologia. O México que propomos neste belíssimo roteiro é o colonial, cheio de charme e história. A rota passa por cidades declaradas Patrimônio Mundial (como Morelia), por um grande centro cultural (Guadalajara), por surpreendentes localidades (Guanajuato) e por centros de produção de artesanato e artes em geral. Prepare a máquina fotográfica e faça o aluguel de carro no Brasil para retirada na Cidade do México.

Dia 1: Cidade do México – 20 km
Aluguel de carro Cidade do México – 20 km

Se você chegar cedo na capital mexicana, aproveite para conhecer o Paseo de La Reforma, o Parque de Chapultepec e o Museo Nacional de Antropologia, um dos mais importantes do mundo. À noite, entre no clima local e experimente a rica comida mexicana. Experimente os tacos, as enchiladas, os chilaquiles (tipo de cozido de legumes), o pozole (tipo de cozido de carne de porco) e os panuchos (tipo de empada recheada com feijão e carne).

Dia 2: Cidade do México – 150 km
Aluguel de carro Cidade do México – 150 km

Com cerca de 20 milhões de habitantes, a Cidade do México é riquíssima em história, com bairros fundados por diferentes povos ao longo de muitos séculos. Aproveite a manhã para conhecer um pouco da história, diretamente no centro da cidade.

Catedral Metropolitana
A imensa Catedral Metropolitana começou a ser construída em 1572 sobre as ruínas do Templo Mayor e levou quatro séculos para ficar pronta. É, portanto, dona de variados estilos arquitetônicos em suas cinco naves, altares e capelas.

Se você gosta de arte, visite o Museu Frida Kahlo, vai conhecer não só a arte de Frida e o muralista Diego Rivera, seu marido, mas também um pouco sobre a boêmia mexicana. Reserve a tarde para conhecer a Basílica de Guadalupe, região de peregrinação da padroeira das Américas. Ou então vá direto para a Zona Arqueológica de Teotihuacán, a cidade dos deuses.

Dia 3: Cidade do México / Morelia / Paztcuaro – 410 km
Aluguel de carro Cidade do México / Morelia / Paztcuaro – 410 km

Siga para Cidade do México na direção de Morelia. Pegue a Carretera 15, passe por Toluca (43km) e siga para Morelia (270 km). Morelia é uma cidade declarada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, com seus palácios antigos, praças e igrejas barrocas. Antes do fim do dia é hora de pegar estrada novamente, a Rota 14 e seguir para Pátzcuaro, 60 km adiante.

Dia 4: Páztcuaro / Guadalajara – 270 km
Aluguel de carro Páztcuaro / Guadalajara – 270 km

Páztcuaro é um lugar inesquecível: A beleza da cidade está intimamente ligada à mistura da cultura indígena com a arquitetura colonial. Conheça a Basílica de N. S. De La Salud, a Casa dos Once Pátios, a Biblioteca Gertrudis Bocanegra, a Plaza de Dom Vasco Quiroga e o mercado de artesanato. No fim do dia, siga para Guadalajara. Basta pegar a Rota 120 até Quiroga (21 km) e, de lá, a Rota 15 até Guadalajara, 250 quilômetros adiante.

Dia 5 Guadalajara / Tlaquepaque – 8 km
Aluguel de carro Guadalajara / Tlaquepaque – 8 km

Faça um passeio por Guadalajara, percorrendo os principais pontos turísticos, como o Palácio de Governo, o Teatro Degollado e o Hospício Cabañas, onde estão localizados os murais do renomado pintor Jose Clemente Orozco. E vale a pena também visitar um dos mercados, experimentar iguarias, e, quem sabe, fazer uma refeição bem mexicana.

Tlaqueplaque
Tlaqueplaque é cheio de lojas sofisticadas de artesanato e decoração. Peças raras, esculturas modernas, quadros, objetos de todos os tipos estão à venda em sobradões coloniais coloridos e charmosos, muitos deles com pátios internos em estilo mourisco. Cafés e bistrôs completam o clima.

Dia 6: Guadalajara / Guanajuato – 247 km
Aluguel de carro Guadalajara / Guanajuato – 247 km

Siga para Guanajuato, cidade que os mexicanos consideram a mais bonita entre as coloniais. Basta pegar as Rota 80, 45 e 110. Não só a arquitetura colonial e os monumentos seduzem o visitante, mas o traçado das ruas é bem peculiar. Tanto assim que ela se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade. Os cartões postais da cidade são o Teatro Juarez, a Basílica de N. S. de Guanajuato, a Universidade, o Mercado Hidalgo, a Mina e a Igreja de La Valenciana.

Dia 7: Guanajuato / San Miguel Allende – 82 km
Aluguel de carro Guanajuato / San Miguel Allende – 82 km

Depois do café da manhã, pegue o carro e siga para San Miguel Allende pelas rota 110 e 111. San Miguel Allende é uma pequena cidade colonial, declarada Monumento Nacional por seu conjunto – história, tranquilidade, festividades, arte e cultura.

San Miguel Allende
Na cidade, visite o Palácio Municipal, a Casa Del Mayorazgo e o Instituto Allende de Arte e Cultura. A Catedral da cidade também guarda uma história curiosa: o arquiteto queria erguer uma igreja gótica, mas nunca tinha visto uma, apenas cartões postais das igrejas europeias. O resultado é, no mínimo, curioso – e belo no final da tarde, quando a igreja se ilumina. Preste a atenção em outra curiosidade, em San Miguel não há semáforos!

Dia 8: San Miguel Allende / Querétaro / Cidade do México – 288 km
Aluguel de carro San Miguel Allende / Querétaro / Cidade do México – 288 km

De volta para Cidade do México. Mas no caminho de carro, pelas rotas 111 e 57, está Querétaro, cidade que chegou a ser a capital do país em 1847. Parte da riquíssima história da cidade está presente em seus monumentos, igrejas, conventos e outras construções. De longe, a maior atração da cidade é o aqueduto com oito quilômetros de comprimento e 74 arcos construído no século 18. Veja também o Palácio de La Corregidora, os Palacetes da Marquesa Villar de la Aguila e a Casa do Conde de Sierra Gorda.  No fim da tarde, pegue a estrada (com o tanque cheio) em direção à Cidade do México.

Alugue o carro que mais combina com essa viagem: www.mobility.com.br