22 julho 2020

Saudades da nossa mobilidade!

A nossa mobilidade foi suspensa. De um dia para o outro, tivemos de nos contentar com o mesmo horizonte, as mesmas opções. Mover-se virou verbo proibido.

A nossa mobilidade foi suspensa. De um dia para o outro, tivemos de nos contentar com o mesmo horizonte, as mesmas opções. Mover-se virou verbo proibido. Parar, estacionar, esperar, se isolar… tudo aquilo a que nos desacostumamos em nossas vidas – sempre mais corridas, sem tempo de olhar para trás – virou a norma.

E então as pessoas começaram a fazer crônicas, posts e, principalmente, memes sobre o que sentiam falta. Saudade da esperar mala na esteira de aeroporto. De lanche na parada na estrada. De passar direto pela fila do pedágio. De correr no parque. De ter frio na barriga com o novo destino de viagem. De dançar com os amigos. De colocar as crianças no carro para ir à praia. De sair da praia e entrar num restaurante. De sentir vento na cara. De precisar me preocupar com o horário do rodízio. Do rodízio. De ir ao shopping e escolher um filme no cinema, depois tomar um café. Do papo bobo sobre futebol com o cara do estacionamento. De olhar o movimento. Da mobilidade.

Quando a mobilidade nos foi tirada, nos colocamos no lugar daqueles que pouco se movem, daqueles que não podem sair de casa. A falta de mobilidade fez com que enxergássemos as pequenas manchas no nosso próprio telhado. A poeira que se acumula no canto. O tempo necessário para cicatrizar uma ferida. Para assar um pão. Para ir de um lugar a outro quando prestamos atenção em todos os detalhes.

São 90, 100, 120 dias parados e, aos poucos, a roda vai girando novamente. Os movimentos aos poucos vão retornando, outros movimentos, mais lentos, novos. Saímos como ursos após a hibernação. Como gatos desconfiados com o novo ambiente, uma pata de cada vez, um recuo a cada dois passos. Mas precisamos sair. Precisamos de mobilidade.

Que possamos nos mover! Com segurança, cuidando de nós e cuidando dos outros. Sabendo recuar quando preciso. Mas que recuperemos nossa mobilidade!

Oskar Kedor – CEO e Sócio Fundador da Mobility S/A

Compartilhe com seus Clientes
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Fale agora com um dos nossos consultores.