24 junho 2020

Roteiro | México, Taxco e Acapulco

A rota de carro a seguir começa na Cidade do México, onde qualquer visitante toma um verdadeiro banho de cultura e história. Em seguida, um pedaço do México Colonial aparece nas cidades de Cuernavaca e Taxco – a segunda é a capital da prata. O trecho final da viagem é diversão pura: Acapulco, o primeiro balneário das estrelas, e Puerto Escondido, a capital do surfe no México.

Dia 1 Cidade do México – 20 km
Aluguel de carro Cidade do México – 20 km
Curta seu primeiro dia na Cidade do México visitando a região de Zona Rosa e Condesa, onde ficam a maioria dos bons hotéis da capital

Rede de hotéis
Uma boa opção de hospedagem em todo o país são os hotéis da rede Fiesta Americana – sempre bem localizados, de ótimo padrão mas com preços mais razoáveis que os cinco estrelas tradicionais. Há hotéis da rede na Cidade do México, Acapulco (com quartos imensos e uma vista fabulosa), Los Cabos, Puerto Vallarta, Guadalajara, Oaxaca (longe do centro histórico, mas com transporte gratuito para lá) e outras grandes cidades do país. Veja em www.fiestamericana.com

Dia 2 Cidade do México / Xochimilco – 50 km
Aluguel de carro Cidade do México / Xochimilco – 50 km
A Cidade do México fica em um vale de antigos lagos (hoje, todos soterrados), cercada de montanhas de origem vulcânica. Nesse vale vivem povos de diferentes culturas há séculos, e cada um deixou a sua contribuição. Tanto é assim que vários bairros têm monumentos ou placas homenageando o povo indígena original que fundou a região – e o povo que vive no pedaço costuma ser bem informado sobre seus antepassados. Aproveite o dia para acostumar-se com essa cultura. A dica é conhecer um povoado pitoresco, com ar provinciano, chamado Xochimilco, a cerca de 20 quilômetros ao sul da cidade na direção à Rota 95.

Xochimilco
Qualquer descrição não faz justiça ao peculiar bairro de Xochimilco. Trata-se de uma região cheia de canais nos quais pequenas embarcações bastante coloridas (todas batizadas com nomes de mulheres) passeiam e se cruzam. Dentro delas, turistas, mariachis, vendedores de comidas típicas e artesanatos (inclusive muitos objetos de prata puríssima). Os barcos se cruzam, se encostam, os vendedores e músicos trocam de lugar, o turista petisca num barco e noutro… Ao longo dos canais, jardins em ilhotas dão o toque verde do caminho. À noite, se for domingo ou quarta-feira, o programa obrigatório é assistir a um espetáculo do balé folclórico no Palácio de Belas Artes.

Dia 3 Cidade do México – 40 km
Aluguel de carro Cidade do México – 40 km
Levante cedo para a aproveitar o dia e siga em direção ao Parque Chapultepec, o maior do Distrito Federal, onde ficam três dos principais museus do país. Não deixe de visitar o Museu Nacional de Antropologia, o mais importante do gênero em toda a América. Lá estão a história, com peças de inestimável valor, de quase todas as tribos que formaram o país e seus vizinhos no continente desde a pré-história até o quase extermínio total provocado pelos espanhóis. Aproveite o banho de cultura para conhecer, no almoço, um pouco da culinária local. Mas vá com calma na pimenta: por mais que você aprecie uma comida picante, os tipos de chili servidos no país merecem cautela. À tarde, siga para o Zócalo, a imensa praça central da cidade que testemunhou e ainda testemunha vários acontecimentos importantes do país. Lá estão o Templo Mayor (ruínas de um templo asteca gigantesco chamado Tenochtitlanque, destruído com a chegada dos espanhóis), a Catedral Veja NotaCatedral Metropolitana A imensa catedral começou a ser construída em 1572 sobre as ruínas do Templo Mayor e levou quatro séculos para ficar pronta. É, portanto, dona de variados estilos arquitetônicos em suas cinco naves, altares e capelas. A instabilidade do terreno e o peso da construção fazem com que a catedral afunde um centímetro por ano – logo na entrada da igreja, é possível notar o desnível, que pode até causar tonturas! e o Palácio Nacional, sede do governo federal, que abriga famosos murais de Diego Rivera. No final da tarde, tome uma tequila ou cerveja num dos muitos bares da Plaza Garibaldi, um lugar simples, que lembra o centro de São Paulo, e que reúne a maior concentração de mariachis por metro quadrado no mundo. Os diferentes grupos de mariachis passam de mesa em mesa e você pode pedir uma música.

Dia 4 Cidade do México / Guadalupe / Teotihuacán – 150 km
Aluguel de carro Cidade do México / Guadalupe / Teotihuacán – 150 km
Logo cedo, assuma o volante do seu carro alugado no México e saia em direção à Basílica de Guadalupe, a padroeira das Américas. Trata-se de um enorme santuário, constituído por cinco construções religiosas, entre elas uma modernosa catedral onde está o manto da Virgem. Siga depois para Zona Arqueológica de Teotihuacán, a cidade dos deuses. Construída desde século 6 a.C. por uma civilização que sumiu por completo no século 9 d.C., Teotihuacán tem imensas avenidas, ruínas de casas e, claro, as pirâmides do Sol e da Lua, que só perdem em altura para as pirâmides do Egito. Prepare o fôlego para escalar as duas!

Dia 5 Cidade do México / Cuernavaca / Taxco – 190 km
Aluguel de carro Cidade do México / Cuernavaca / Taxco – 190 km
Uma dica preciosa para viagens de carro alugado no México: mesmo nas auto-estradas mais movimentadas são poucos os postos de gasolina, então abasteça e mantenha o tanque com uma quantidade razoável de combustível para não ficar no caminho. É bom também levar água mineral e uma bolachinha para não ficar com fome. Abastecido, pegue a Rota 95 atéCuernavaca, lugar conhecido como a Cidade da Eterna Primavera

Cuernavaca
Cidade pequena, com muitas chácaras de veraneio, Cuernavaca é famosa por conter aCatedral mais antiga do México (onde mariachis tocam na missa de domingo de manhã) e oPalácio de Cortez, construído onde antes era o palácio de verão de Montezuma, o rei dos astecas. A região de Cuernavaca é rica em patrimônio arqueológico e, além da catedral e do palácio, tem como atrativo a Pirâmide de Teopanzolco, um conjunto de ruínas arqueológicas rodeadas por uma área residencial.

Depois, siga para Taxco, a capital da prata mexicana. Cidade charmosa, Taxco tem um centro histórico belíssimo, formado por ladeiras íngremes e muito curvas, cheias de sobrados brancos com flores nas janelas. No alto das ladeiras está a Igreja de Santa Prisca, cuja fachada é considerada – com razão – a mais bonita do país. No caminho visite pelo menos uma das dezenas de pratarias espalhadas pela cidade – é impossível sair da cidade sem levar nada do precioso metal. Uma boa opção de hospedagem é a Posada de la Misión (www.posadamision.com), construída nos anos 40, que parece cenário de filme de faroeste.

Dia 6 Taxco / Acapulco – 220 km
Aluguel de carro Taxco / Acapulco – 220 km
Levante cedo e pegue a estrada em direção a Acapulco – você pode seguir pela Rota 95 ou pela carretera quota

Estradas
Existem dois tipos de estrada no México – as carreteras libres e as carreteras quotas, ou supercarreteras. O primeiro tipo é de estradas sem pedágios, um pouco mais longas e menos sinalizadas. As carreteras quotas são privatizadas e têm pedágios – bem carinhos, por sinal -, mas são o caminho mais rápido e seguro. Em ambas, no entanto, são poucas as opções de parada para abastecimento. Ao fazer o aluguel de carro, mantenha o tanque cheio antes de pegar estrada.

Logo você vai descobrir porque Acapulco, a Pérola do Pacífico, é uma das cidades mais visitadas da América Latina. Acapulco tem mais de 20 praias e oferece tudo para a prática de esportes náuticos, diversão, compras. Mas vá com calma: aproveite o primeiro dia para fazer um passeio de barco pela baia de Acapulco e à noite entre no clima da cidade. Vá dançar em um das dezenas de casas noturnas da cidade.

Dia 7 Acapulco – 70 km
Aluguel de carro Acapulco – 70 km
Saia de carro pela costa de Acapulco, curta as praias e siga as placas até chegar a La Quebrada – cenário real dos filmes de Elvis Presley. Os clavadistas (mergulhadores, que ficaram conhecidos no filme Seresteiro de Acapulco, de Elvis Presley) dão arriscados mergulhos em direção ao mar através dos rochedos. É um programa bem turístico, que acontece sempre por volta das 13h, mas você não deve deixar de ir. À tarde, curta uma praia, de preferência na parte leste da cidade, onde estão as praias de Puerto Marqués e Revolcadero. No caminho, pare para tirar fotos nos mirantes das Zonas Dourada e Diamante. O mais famoso deles é o Mirante Brisa Diamante, em frente ao luxuoso hotel Las Brisas, onde o casal John e Jackie Kennedy passou sua lua-de-mel. Reserve a noite para experimentar a gastronomia de Acapulco – o prato típico é peixe com mariscos. Experimente!

Dia 8 Acapulco – 30 km
Aluguel de carro Acapulco – 30 km
Pegue o seu carro alugado logo cedo e vá para a principal atração arqueológica da região: a apenas 6 km da cidade, em direção ao norte, visite o parque nacional de El Veladero, que apresenta conjuntos de 18 rochas gravadas em formas humanas em diversas posições. De volta à cidade, reserve um tempo para compras e fique de olho nos objetos feitos de conchas e caracóis do mar. E não deixe de levar para casa um doce de tamarindo.

Dia 9 Acapulco / Puerto Escondido – 800 km
Aluguel de carro Acapulco / Puerto Escondido – 800 km
Aproveite o último dia no México para fazer um passeio de dia inteiro para Puerto Escondido, que fica a 4 horas de viagem de Acapulco pela Carretera 200. Ou seja, saia bem cedo para aproveitar o dia e retorno no início da noite. A cidade é um reduto de jovens e destino obrigatório para surfistas. Pertencente ao estado de Oaxaca, a costa é privilegiada: como a parte continental é pequena, as ondas do mar entram com tudo. Hotéis charmosos e compras de bom gosto estão à disposição.

Dia 10 Acapulco / Cidade do México – 410 km
Aluguel de carro Acapulco / Cidade do México – 410 km
É hora de voltar ao Brasil. Você pode escolher: avião ou estrada para voltar para a Cidade do México. Se você optar pela estrada, use a privatizada – o pedágio é salgado, mas justamente por isso quase ninguém a usa. Não esqueça de abastecer o carro! Antes de embarcar de volta ao Brasil, brinde com tequila, claro, e não esqueça de caprichar na pimenta. A esta altura do campeonato você já deve estar mais familiarizado…

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br