24 agosto 2018

Roteiro | Califórnia: além de tomar sol, tome vinho!

Quem ouve falar da Califórnia, une sua imagem à praias, sol e surf. Mas, para surpresa de muitos, a Califórnia é também a concentração de vinhos finos e de bom gosto (literalmente!). A combinação de clima e solo faz da região um dos principais destinos do mundo para enólogos e amantes do vinho. 

Quem ouve falar da Califórnia, une sua imagem à praias, sol e surf. Mas, para surpresa de muitos, a Califórnia é também a concentração de vinhos finos e de bom gosto (literalmente!). A combinação de clima e solo faz da região um dos principais destinos do mundo para enólogos e amantes do vinho. 

A Califórnia é responsável por 90% da produção de vinho dos Estados Unidos e é a quarta produtora mundial da bebida, depois de França, Itália e Espanha, segundo dados do Instituto do Vinho (Califórnia Wine Institute). Anualmente, o Estado atrai cerca de 20 milhões de turistas para as regiões dedicadas à vinicultura, de acordo com o órgão oficial de turismo, California Travel and Tourism Commission. 
Os vinhos produzidos na Califórnia são classificados, em sua maioria, como de mesa (graduação alcoólica de 10° a 13°), espumante (gaseificado) ou de sobremesa (doce). Chardonnay é o tipo mais popular entre os norte-americanos, respondendo por 19% da venda da bebida nos supermercados e lojas de conveniência do país. Onde ir?  
Além de Santa Barbara, pelo menos oito regiões californianas se dedicam quase que totalmente à vinicultura —Napa, Sonoma, Mendocino, Lake, Amador, Monterey, Santa Cruz, San Luis Obispo. Quem já aprecia ou é um bom entendedor de vinho deve começar a viagem por Napa —região norte do Estado que fica menos de uma hora de carro de San Francisco— ou por Santa Barbara, a cerca de uma hora e meia de Los Angeles. Além de próximas de grandes cidades, as duas regiões têm grande variedade de uva e de vinhos. 

Cada degustação inclui quatro ou cinco tipos de vinho e custa de US$ 10 a US$ 20. É o preço de uma taça de vinho em um bom restaurante. 

A maioria dos fabricantes que organizam tour pela vinícola cobram mais, mas alguns oferecem visitas guiadas gratuitas. Os tours são educativos e mostram as instalações e todo o processo de produção da bebida. Muitos turistas contratam tours particulares e vão até as salas de degustação de limousine, de jeep ou de biblicleta.

Quando ir e o que fazer

A melhor época para fazer degustação de vinhos na Califórnia é do final de agosto ao final de setembro, quando a maioria das vinícolas faz a colheita das uvas. Além de ver a correria dos empregados recolhendo a fruta manualmente, o clima do período é dos mais agradáveis —ensolarado e quente durante o dia e fresco à noite. Nessa época, a temperatura média da região pode variar de 23 a 13 graus centígrados. Além disso, setembro é considerado mês de baixa estação, quando os preços das passagens aéreas e dos hotéis caem até 30%.

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility. Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!

Compartilhe com seus Clientes
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Fale agora com um dos nossos consultores.