21 julho 2018

Roteiro | Finlândia

Imagine sair de uma das cidades mais modernas do mundo – Helsinki – e dirigir em direção ao Círculo Polar Ártico, chegando até a Lapônia. É essa a proposta de alugar um carro e seguir este roteiro pela Finlândia, que corta de norte a sul um país cheio de lagos e um dos últimos refúgios da vida selvagem na Europa. Aqui, o sol da meia-noite anima a todos no verão, e a aurora boreal hipnotiza no inverno. Um país diferente de tudo que você já viu.

Imagine sair de uma das cidades mais modernas do mundo – Helsinki – e dirigir em direção ao Círculo Polar Ártico, chegando até a Lapônia. É essa a proposta de alugar um carro e seguir este roteiro pela Finlândia, que corta de norte a sul um país cheio de lagos e um dos últimos refúgios da vida selvagem na Europa. Aqui, o sol da meia-noite anima a todos no verão, e a aurora boreal hipnotiza no inverno. Um país diferente de tudo que você já viu.

Dia 1 Helsinki – 30 km
Aluguel de carro Helsinki – 30 km
A capital da Finlândia é uma das cidades mais cosmopolitas do século 21. Capital da telefonia celular – não só onde mais pessoas possuem o aparelho, mas também sede da Nokia e de empresas de software -, Helsinki está plugada no que há de mais moderno em tecnologia (foi o primeiro lugar onde o celular passou a ser usado para pagar passagem de ônibus, por exemplo). Mas é, também, uma cidade de tradições antigas. O principal ponto da cidade é oSenaatintori, praça rodeada de prédios do século 19 e pela igreja ortodoxa Tuomiokirkko. Outras duas igrejas que valem a visita são a Catedral Uspensky e a Tempeliaukio (Igreja na Pedra). Cidade verde, Helsinki é cheia de bons parques e praças: na Praça Esplanadi acontecem vários shows de música ao ar livre no verão; a música também é tema do gostoso Parque Sibelius, em homenagem ao compositor clássico finlandês. Não deixe de visitar o Porto de Helsinki. Além de um interessante mercado (com produtos inusitados à venda), é de lá que saem passeios para a Fortaleza de Suomenlina, Patrimônio Mundial da Humanidade, construída no século 18, durante a ocupação sueca. Foram os suecos, aliás, que fundaram a cidade, em 1550, e mantém, até hoje, grande influência no país: aqui se fala finlandês e sueco (mas todo mundo entende um pouco de inglês, fique tranquilo). A boemia rola solta no verão de Helsinki, já que o sol se põe por poucas horas por dia. Aproveite para badalar!

Dia 2 Helsinki / Kuopio – 395 km
Aluguel de carro Helsinki / Kuopio – 395 km
Viajar pelo interior da Finlândia é surpreendente. País com 70% de florestas virgens e mais de 180 mil lagos com mais de um quilômetro de diâmetro, a Finlândia é agradável e bela no verão e impressionante no inverno, quando passa pelo fenômeno da aurora boreal. Fique atento às regras de habilitação 

Dirigir na Finlândia
Nas áreas urbanas da Finlândia, a velocidade permitida é de apenas 20 km/h – e nem pense em escapar disso, pois a polícia finlandesa é bem rígida. A multa para o excesso de velocidade é de cerca de 70 euros e, nesse caso, a cobrança é feita pela locadora de veículos. Ande sempre com os faróis acesos, independente do horário. E, se quiser se aventurar no país durante o inverno, saiba que o uso de pneus de neve é obrigatório entre 1 de dezembro e o último dia de fevereiro (a empresa de aluguel de carros oferece este acessório).

e deixe a capital pela E75 para seguir na direção de Lahti. Cidade cercada pelos Lagos Vesijärvi e Päijänne e pelas florestas e colinas, Lahti é uma estação de esqui até mesmo no verão. Em Mikkeli, a parada seguinte, acontece um importante festival de música clássica no mês de julho, em parceria com os russos de São Petersburgo. Termine o dia em Kuopio. A principal atração da cidade é uma torre de 100 metros da altura – com um restaurante giratório no topo – da qual é possível ter um belíssimo panorama dos lagos e ilhas da região. Kuopio é excelente para conhecer melhor a culinária finlandesa

Culinária finlandesa
Como nos países vizinhos da Escandinávia, o peixe, o pão, a batata e os laticínios têm um importante papel na mesa das famílias finlandesas. Salmão e arenque báltico são os principais peixes, assim como suas ovas, que não são exportadas. O caranguejo vermelho de água-doce é a grande atração do verão; no outono, todos se rendem aos cogumelos. Também se consome muita carne no país – sobretudo de porco, boi e frango. No norte da Finlândia, a carne de rena é servida de várias formas – a mais tradicional delas em fatias finas, num prato chamado poronkäristys. Os doces finlandeses são tentadoras misturas de frutas vermelhas e creme. Na capital, no entanto, é mais fácil encontrar restaurantes de comida russa do que pratos tradicionais finlandeses, dado a forte presença dos vizinhos em Helsinki.

inclusive no próprio restaurante giratório ou no mercado da cidade.

Dia 3 Kuopio / Kemijärvi – 565 km
Aluguel de carro Kuopio / Kemijärvi – 565 km
A viagem com seu carro de aluguel segue pela estrada 5, sentido norte, e chega em Iisalmi, cidade de forte tradição religiosa e com uma gostosa estância termal. A pausa para uma sauna não só é um programa dos mais típicos como também uma ótima maneira de recarregar as energias. Ainda na mesma estrada e sentido, siga até Kajaani e visite as ruínas do Castelo de Kajaani, do século 17. Kuusamo, cidade de atividades esportivos e ecoturismo, merece uma paradinha, mas você pode dirigir direto até Kemijärvi, cruzando o Círculo Polar Ártico. É nessa pequena cidade, com menos de 10.000 habitantes, que partem passeios para Rovaniemi, a terra do Papai Noel 

A terra do Papai Noel
Outros países reclamam sua nacionalidade, mas o Papai Noel “verdadeiro” vive emRovaniemi, na Lapônia finlandesa. É aqui que fica o Santa Claus Village, parque subterrâneo construído dentro de uma caverna que recebe centenas de milhares de turistas anualmente, principalmente no inverno. Há até um parque temático dedicado ao velhinho, o Santa Park. Viaja sem crianças e achou tudo uma besteira? Pois saiba que quem chega até esse pedaço do mundo tem a obrigação moral de enviar um postalzinho que seja da terra do Papai Noel…

.

Dia 4 Kemijärvi / Sodankylä – 110 km
Aluguel de carro Kemijärvi / Sodankylä – 110 km
Na Lapônia finlandesa as atrações são inusitadas: há montanhas antiquíssimas, como o Monte Luosto, minas de ametista (em Lampivaara) e ouro (em Tankavaaran Kultakylä) e um parque nacional, o Urho Kekkonen, que faz fronteira com a Rússia e é um dos últimos refúgios selvagens da Europa. Mas a grande atração local é a vila de Sodankylä, onde está o Corona Borealis, centro de estudos da aurora boreal 

A aurora boreal
No rigoroso inverno da Lapônia, quando o sol não aparece por 51 dias (sim, são quase dois meses de total escuridão), a aurora boreal é um fabuloso presente da natureza. Trata-se de um fenômeno só visível nos pólos, onde os ventos solares produzem luzes verdes, azuis ou rosadas no céu. A luminosidade chega a atingir o mesmo ponto que a da Lua Cheia! Se só no inverno é possível ver espetáculo único, o verão da Lapônia tem outra atração: o Sol da Meia-Noite, quando o astro não se põe por mais de 67 dias (no máximo, chega até o horizonte).

. Mesmo que você à Finlândia fora do inverno (o que, convenhamos, é mais sensato), é possível saber como acontece o fenômeno nesse centro. Em Sodankylä fica também uma das mais antigas igrejas de madeira da Lapônia, do século 17. E, mais do que atrações construídas, vale a pena observar a natureza e a vida do homem numa região tão inóspita.

Dia 5 Sodankylä / Vaasa – 740 km
Aluguel de carro Sodankylä / Vaasa – 740 km
A viagem de volta para a capital da Finlândia é longa, mas, mudando de rota, você terá a chance de conhecer novas paisagens. Saindo da Lapônia pela E75 e depois pela E8, você começará a costear o Mar Báltico e o Golfo de Bótnia e entrará na região de Vaasa, de praias belíssimas, cenários pedregosos e fiordes. Pequenas cidades com casinhas de madeira oferecem acomodações variadas, de spas luxuosos a pequenos e familiares bed & breakfasts. Fundada em 1606, a cidade de Vaasa tem forte tradição sueca e boas universidades, o que lhe confere uma atmosfera jovem e uma noite animada.

Dia 6 Vaasa / Helsinki – 430 km
Aluguel de carro Vaasa / Helsinki – 430 km
Na direção sul do país, as cidades vão ficando maiores – mas sempre pequenas em comparação a outros lugares do mundo – e atrações históricas surgem a todo o momento. Igrejas ortodoxas, pontes, vilarejos coloridos e uma incrível variedade humana rendem fotos maravilhosas. Tampere, na região dos lagos, é boa opção para uma parada para almoço. Seus cafés e restaurantes charmosos, em casas de tijolos avermelhados, colocam mesas na calçada no verão. Depois, é só seguir para Helsinki e encerrar essa viagem espetacular numa animada noite finlandesa.

 

As melhores locadoras, carros de luxo, transfers e motoristas à sua disposição na Mobility.
Alugue agora o carro que mais combina com essa viagem no site www.mobility.com.br!

Compartilhe com seus Clientes
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Fale agora com um dos nossos consultores.